ATIVIDADE COMPLEMENTAR

O perfil profissional estabelecido pelas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em odontologia requer formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para que o futuro dentista possa atuar em todos os níveis de atenção, com base no rigor técnico e científico.

Além disso, deve estar capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais, na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades Complementares tem como finalidade enriquecer o processo ensino-aprendizagem privilegiando a complementação da formação social e profissional. De caráter obrigatório, as atividades complementares caracterizam-se por conjunto de ações de ensino, pesquisa e de extensão selecionadas e realizadas pelos alunos ao longo do curso de acordo com seus interesses e possibilidades. Por meios das atividades complementares pode-se favorecer a interdisciplinaridade, complementar e atualizar os currículos, ampliar o conhecimento, bem como favorecer o relacionamento entre alunos de diferentes áreas e grupos sociais.

As atividades complementares caracterizam-se por modalidades como: extensão, eventos, pesquisa e iniciação científica, gestão e representação estudantil, laboratórios de informática ou de idiomas, ensino a distância entre outras. A cada atividade complementar realizada é atribuída uma carga horária pré-definida, conforme a duração da mesma. As atividades são pontuadas de acordo com uma tabela de atividades que consta no Manual de Registro de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação.