
A graduação em Odontologia oferecida pelo INAPÓS é diferenciada, pois, engloba tanto conceitos de formação generalista, como também uma gama de outras concepções atreladas à interdisciplinaridade, à política de capacitação do acadêmico, à formação continuada, à integração dos docentes ao processo de aprendizagem e ao processo de avaliação de aprendizagem. Tudo para que o ensino se apresente como uma via de mão dupla em que alunos e professores participem ativamente do processo de obtenção de conhecimento. Sua proposta de ensino odontológico é sistêmica, visando ensinar sob um aspecto correlacionado, associativo e interdisciplinar, abordando a odontologia como um todo, sem negar as particularidades e ramificações presentes em cada parte. É canalizar princípios de formação e de extensão das disciplinas e fornecer ao graduando contato com temas modernos e inovadores, que serão discutidos em disciplinas como ortopedia, pacientes com necessidades especiais, odontogeriatria e implantodontia, porque nada se sustenta de forma isolada na educação. Finalmente, é apresentar ao acadêmico de odontologia um ensino tridimensional, focado na teoria, na prática e na reflexão destas duas vertentes, através de estágios supervisionados que proporcionarão um confronto direto entre o conhecimento científico e a realidade social.
Curso:
Renovação de Reconhecimento do Curso – Portaria nº 87 de 20 de fevereiro de 2019, publicada no D.O.U. em 21 de fevereiro de 2019.
Institucional:
Credenciamento – Portaria nº 1.146 de 8 de Dezembro de 2009, no D.O.U. em 9 de Dezembro de 2009.
Recredenciamento – Portaria nº 1.204, de 26 de outubro de 2016, no D.O.U. em 20 de outubro de 2016.
A monitoria é uma atividade que tem por finalidade despertar o interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre o corpo discente e docente.
O compromisso do monitor com o processo de aprendizagem se efetiva quando ele ajuda aos discentes a expor problemas ao professor da unidade de ensino, pois já tendo passado por esta é capaz de captar melhor as dificuldades apresentadas; incentivar e dinamizar as equipes de trabalho; colaborar com os alunos na compreensão dos textos; revisar textos e elaborar resumos e resenhas bibliográficas. O INAPÓS busca com seu Programa de Monitoria, além destas finalidades apresentadas anteriormente, contribuir com o processo de nivelamento e reforço de seus acadêmicos. Visando regulamentar o processo de seleção, treinamento, acompanhamento e evolução dos monitores, estabelece-se a presente Política para o Programa de Monitoria do INAPÓS.
No INAPÓS o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, tem a denominação de Trabalho de Curso – TC. A razão desta denominação semântica se deve ao fato de que, há no âmbito da instituição, uma atenção no sentido de se criar uma cultura de que o trabalho seja desenvolvido ao longo do curso e não, necessariamente, no final do curso. Tendo em vista as inúmeras dificuldades relacionadas à elaboração e orientação das monografias, associadas às questões éticas de compra de trabalhos prontos ou de apresentação de trabalhos baixados via internet, o Conselho de Ensino do INAPÓS regulamentou uma Política de TC, cujo conteúdo, em resumo, estabelece 6 as modalidades de TC, que são disponibilizadas ao aluno para que ele possa elaborar seu TC. Para qualquer opção do acadêmico, deve haver um projeto devidamente protocolado na Secretaria do INAPÓS. Qualquer que seja a modalidade escolhida para o TC, sua finalização, a qualquer momento do curso, ocorre mediante apresentação e defesa oral a uma banca avaliadora, segundo calendário estipulado pela instituição determinando data, horário e sala para defesa dos TCs.
INFORMAÇÕES GERAIS
Duração:10 semestres em 5 anos
Regime: semestral
Carga horária total: 4.159h
Horário das aulas: segunda à sexta-feira
Direção Geral e Coordenação do Curso: Profª. Dra. Tereza Cristina Rodrigues da Cunha
Corpo Docente

Fernanda Gabriele da Costa Raven
MestreAlana Barbosa Alves Pinto
Mestre
Alana Barbosa Alves Pinto
MestreRenata Mendes Moura
Doutora
Renata Mendes Moura
DoutoraVladas Urbanavicius Júnior
Doutor
Vladas Urbanavicius Júnior
DoutorManoel Araújo Teixeira
Doutor
Manoel Araújo Teixeira
DoutorTereza Cristina Rodrigues da Cunha
Coordenadora de Curso / Pós Doutora
Tereza Cristina Rodrigues da Cunha
Coordenadora de Curso / Pós Doutora- Phone: (35) 3421-5953
Ademir Tadeu Ribeiro Grossi
Mestre
Ademir Tadeu Ribeiro Grossi
Mestre- Email: prof.ademir@inapos.edu.br
Aline Cecília Silva Amaro
Doutora
Aline Cecília Silva Amaro
Doutora- Phone: (35) 34410-4203
- Email: profa.alinececilia@inapos.edu.br

Ana Sofia Alves Gomes e Vasconcelos
Mestre- Email: profa.anagomes@inapos.edu.br
Bruna Guerra Silva
Doutora
Bruna Guerra Silva
DoutoraDionísio Ailton Pereira
Doutor
Dionísio Ailton Pereira
Doutor- Email: prof.dionisio@inapos.edu.br
Enrico Coser Bridi
Doutor
Enrico Coser Bridi
DoutorMárcio Américo Dias
Doutor
Márcio Américo Dias
Doutor- Email: prof.marcio@inapos.edu.br

Rafael de Aguiar Vilela Junior
DoutorRenata Mendes Moura
Doutora
Renata Mendes Moura
DoutoraVladas Urbanavicius Júnior
Doutor