Inapós
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A graduação em Odontologia oferecida pelo INAPÓS é diferenciada, pois, engloba tanto conceitos de formação generalista, como também uma gama de outras concepções atreladas à interdisciplinaridade, à política de capacitação do acadêmico, à formação continuada, à integração dos docentes ao processo de aprendizagem e ao processo de avaliação de aprendizagem. Tudo para que o ensino se apresente como uma via de mão dupla em que alunos e professores participem ativamente do processo de obtenção de conhecimento. Sua proposta de ensino odontológico é sistêmica, visando ensinar sob um aspecto correlacionado, associativo e interdisciplinar, abordando a odontologia como um todo, sem negar as particularidades e ramificações presentes em cada parte. É canalizar princípios de formação e de extensão das disciplinas e fornecer ao graduando contato com temas modernos e inovadores, que serão discutidos em disciplinas como ortopedia, pacientes com necessidades especiais, odontogeriatria e implantodontia, porque nada se sustenta de forma isolada na educação. Finalmente, é apresentar ao acadêmico de odontologia um ensino tridimensional, focado na teoria, na prática e na reflexão destas duas vertentes, através de estágios supervisionados que proporcionarão um confronto direto entre o conhecimento científico e a realidade social.

Curso: 

Renovação de Reconhecimento do Curso – Portaria nº 87 de 20 de fevereiro de 2019, publicada no D.O.U. em 21 de fevereiro de 2019.

Institucional: 

Credenciamento – Portaria nº 1.146 de 8 de Dezembro de 2009, no D.O.U. em 9 de Dezembro de 2009.

Recredenciamento – Portaria nº 1.204, de 26 de outubro de 2016, no D.O.U. em 20 de outubro de 2016.

A monitoria é uma atividade que tem por finalidade despertar o interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre o corpo discente e docente.

O compromisso do monitor com o processo de aprendizagem se efetiva quando ele ajuda aos discentes a expor problemas ao professor da unidade de ensino, pois já tendo passado por esta é capaz de captar melhor as dificuldades apresentadas; incentivar e dinamizar as equipes de trabalho; colaborar com os alunos na compreensão dos textos; revisar textos e elaborar resumos e resenhas bibliográficas. O INAPÓS busca com seu Programa de Monitoria, além destas finalidades apresentadas anteriormente, contribuir com o processo de nivelamento e reforço de seus acadêmicos. Visando regulamentar o processo de seleção, treinamento, acompanhamento e evolução dos monitores, estabelece-se a presente Política para o Programa de Monitoria do INAPÓS.

O perfil profissional estabelecido pelas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em odontologia requer formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para que o futuro dentista possa atuar em todos os níveis de atenção, com base no rigor técnico e científico. Além disso, deve estar capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais, na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Atividades Complementares tem como finalidade enriquecer o processo ensino-aprendizagem privilegiando a complementação da formação social e profissional. De caráter obrigatório, as atividades complementares caracterizam-se por conjunto de ações de ensino, pesquisa e de extensão selecionadas e realizadas pelos alunos ao longo do curso de acordo com seus interesses e possibilidades. Por meios das atividades complementares pode-se favorecer a interdisciplinaridade, complementar e atualizar os currículos, ampliar o conhecimento, bem como favorecer o relacionamento entre alunos de diferentes áreas e grupos sociais. As atividades complementares caracterizam-se por modalidades como: extensão, eventos, pesquisa e iniciação científica, gestão e representação estudantil, laboratórios de informática ou de idiomas, ensino a distância entre outras. A cada atividade complementar realizada é atribuída uma carga horária pré-definida, conforme a duração da mesma. As atividades são pontuadas de acordo com uma tabela de atividades que consta no Manual de Registro de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação.

No INAPÓS o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, tem a denominação de Trabalho de Curso – TC. A razão desta denominação semântica se deve ao fato de que, há no âmbito da instituição, uma atenção no sentido de se criar uma cultura de que o trabalho seja desenvolvido ao longo do curso e não, necessariamente, no final do curso. Tendo em vista as inúmeras dificuldades relacionadas à elaboração e orientação das monografias, associadas às questões éticas de compra de trabalhos prontos ou de apresentação de trabalhos baixados via internet, o Conselho de Ensino do INAPÓS regulamentou uma Política de TC, cujo conteúdo, em resumo, estabelece 6 as modalidades de TC, que são disponibilizadas ao aluno para que ele possa elaborar seu TC. Para qualquer opção do acadêmico, deve haver um projeto devidamente protocolado na Secretaria do INAPÓS. Qualquer que seja a modalidade escolhida para o TC, sua finalização, a qualquer momento do curso, ocorre mediante apresentação e defesa oral a uma banca avaliadora, segundo calendário estipulado pela instituição determinando data, horário e sala para defesa dos TCs.

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração:10 semestres em 5 anos


Regime: semestral


Carga horária total: 4.159h


Horário das aulas: segunda à sexta-feira


Direção Geral e Coordenação do Curso: Profª. Dra. Tereza Cristina Rodrigues da Cunha


Calendário Acadêmico 2023.1