Inapós

Durante o período de 10 de agosto a 05 de outubro de 2024, os estudantes do segundo período A e B do Curso de Medicina da INAPÓS tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pouso Alegre. A iniciativa, coordenada pela Sra. Elisabete Martins Riêra de Oliveira, Coordenadora Pedagógica da instituição, teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento e estrutura das UBS, bem como os serviços prestados por essas unidades de saúde.

Durante as quintas-feiras, nos horários das 8 horas e das 13 horas, os acadêmicos puderam conhecer de perto a realidade das UBS de Pouso Alegre. As visitas técnicas permitiram que eles adquirissem conhecimento sobre o número de famílias atendidas, o quadro de funcionários, a área de abrangência de cada UBS, os programas em vigor, além de informações fundamentais relacionadas à área epistemológica da saúde.

Essas visitas representaram uma oportunidade valiosa para os acadêmicos, uma vez que possibilitaram a observação direta do funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde. Ao chegarem nas UBS, os estudantes foram prontamente recebidos pelas enfermeiras responsáveis, que forneceram explicações detalhadas sobre a estrutura e o funcionamento dessas unidades, bem como outros aspectos relevantes para a prática da medicina.

O resultado dessas atividades foi extremamente enriquecedor, uma vez que agregou o conhecimento adquirido em sala de aula com a experiência prática do funcionamento de uma UBS. Além disso, as visitas técnicas contribuíram para o aprimoramento da formação profissional e pessoal dos acadêmicos, permitindo-lhes vislumbrar o futuro da profissão médica de forma mais realista.

As visitas técnicas também demonstraram a importância da rede de atenção básica para a saúde da população de Pouso Alegre. A atenção básica desempenha um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde, atuando nos fatores condicionantes à saúde e se adaptando às necessidades da comunidade. Através dessas visitas, os acadêmicos puderam compreender a relevância da atenção básica em relação aos outros níveis de complexidade do sistema de saúde, fortalecendo assim seu compromisso com a promoção da saúde na região.

A INAPÓS continua comprometida em proporcionar aos seus estudantes experiências educacionais enriquecedoras que os preparem para enfrentar os desafios do sistema de saúde atual. As visitas técnicas às UBS de Pouso Alegre representam um passo importante nessa direção, fortalecendo a formação dos futuros profissionais de medicina e sua contribuição para a saúde da comunidade.